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Etapas no planejamento e projeto de um website

Criar um site é um processo empolgante. Este artigo fornecerá uma visão geral de todo o processo de planejamento e projeto de um website do início ao fim, incluindo como escolher uma plataforma e elementos de design, bem como escolha de público alvo, criação de conteúdo e otimização para SEO, entre outros.

Definindo o propósito e os objetivos do site

Definir o propósito e os objetivos do site é essencial no processo de planejamento de um website. Ajuda a fornecer direção e foco em como será desenvolvido, bem como qual conteúdo deve ser incluído. Estabelecer um objetivo claro pode ajudar a garantir que os usuários tenham a melhor experiência possível ao usar seu site. O objetivo pode ser qualquer coisa, desde fornecer informações sobre um tópico específico, vender produtos ou serviços online ou criar uma comunidade online para que pessoas afins se conectem umas com as outras – o que quer que você decida, sempre deve estar alinhado com seus objetivos comerciais gerais.

Além disso, entender quem é seu público-alvo e o que eles precisam do seu site ajudará você a definir metas específicas adaptadas a eles. Isso pode incluir aumentar as conversões ou melhorar o envolvimento do usuário por meio de elementos interativos, como vídeos, blogs ou fóruns de discussão. Ao definir essas metas para o seu site, certifique-se de que sejam mensuráveis para que você possa acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

Pesquisando o público-alvo

É essencial pesquisar o público-alvo ao planejar um site. Isso ajuda a determinar quais páginas e conteúdos serão mais eficazes na comunicação com um grupo pretendido. A coleta de dados, como informações demográficas, preferências, interesses e comportamentos, pode ajudar a tomar decisões sobre elementos de design, como tamanho da fonte e esquemas de cores. Saber quem é o público-alvo também pode ditar como o site pode ser estruturado – por exemplo, um site para crianças pode ter fontes maiores e componentes mais interativos do que um site para adultos.

Além de obter informações sobre a demografia do usuário, é importante entender que tipo de conteúdo os usuários procuram no site. A realização de pesquisas ou entrevistas permite que os profissionais de marketing obtenham informações valiosas sobre as necessidades e desejos de seu público no site. Saber que tipo de conteúdo precisa ser fornecido garante que os recursos sejam alocados com eficiência e aumenta o envolvimento com clientes em potencial. Além disso, a pesquisa de concorrentes pode fornecer ideias para diferenciar o próprio produto ou oferta de serviço daqueles no mercado.

Pesquisar o público-alvo antes de criar um site é parte integrante do design da web de sucesso, que muitas vezes é negligenciado pelos profissionais de marketing novos nesse processo.

Criando um mapa do site

Criar um mapa do site é uma parte essencial do processo de planejamento de um site. É essencialmente uma representação visual da estrutura e hierarquia de todas as páginas de um site. Ele serve como uma ferramenta organizacional, permitindo ao usuário mapear como deseja que seus visitantes naveguem em seu site. Um sitemap bem elaborado tornará mais fácil para os usuários encontrarem as informações de que precisam com mais rapidez e eficiência.

Ao criar um sitemap, o objetivo principal deve ser a simplicidade e a clareza – ele deve fornecer uma maneira fácil para os usuários entenderem qual conteúdo está disponível em cada página e como essas páginas estão relacionadas entre si. Os mapas do site podem ser elaborados manualmente usando papel ou digitalmente usando várias ferramentas de mapeamento, como Lucid Chart ou GlooMaps. Se você estiver criando seu próprio sitemap manualmente, é importante definir claramente o objetivo de cada página e sua relação com outras páginas para que os visitantes naveguem facilmente de uma página para outra. Depois de concluído, você pode adicionar detalhes adicionais, como títulos de página alternativos e meta descrições, se necessário.

Escolhendo a plataforma certa

Escolher a plataforma certa para um site é essencial. Há muitos fatores a serem considerados, incluindo custo, recursos e experiência do usuário. Quando se trata de custo, plataformas gratuitas ou de código aberto, como WordPress ou Joomla, podem ser mais adequadas para sites pessoais com orçamentos limitados. Por outro lado, sites com códigos personalizados podem oferecer maior flexibilidade e personalização, mas podem ter um preço alto. É importante pesquisar os recursos de cada plataforma antes de tomar qualquer decisão. Alguns podem ter menos recursos do que outros e podem fazer com que você precise de atualizações em um estágio posterior do processo de planejamento do seu site.

Além disso, a experiência do usuário deve ser levada em consideração – quão fácil é para seus usuários navegar em seu site? Eles encontrarão o que estão procurando rapidamente? Caso contrário, considere revisitar o design e o layout de suas páginas antes de se comprometer com qualquer plataforma específica.

Projetando o layout e a estrutura

Projetar o layout e a estrutura de um site é parte integrante do processo de planejamento geral. Envolve entender como os visitantes usarão o site, qual conteúdo precisa ser incluído e como criar uma experiência de usuário intuitiva. Isso começa definindo um guia de estilo visual que inclui cores, fontes, imagens e outros elementos de design que serão usados em todo o site. Uma vez estabelecido, um wireframe pode ser criado para mapear os layouts de página (incluindo a navegação) e definir onde o conteúdo específico deve ir em cada página.

Depois de decidir sobre a aparência geral de cada página, a atenção deve se voltar para a criação de uma estrutura lógica para navegar entre as páginas, bem como quaisquer recursos interativos ou elementos de mídia que precisem ser incluídos para proporcionar uma experiência agradável ao usuário. Saber com antecedência que tipo de conteúdo será necessário ajuda a garantir que todas as páginas necessárias sejam incluídas no plano de design inicial do site para que possam ser desenvolvidas rapidamente quando chegar a hora da implementação.

Criando o conteúdo para o website

Uma vez determinada a estrutura do site, o próximo passo é criar o conteúdo para ele. Isso inclui escrever toda a cópia que estará em cada página, desde descrições de produtos e informações de serviços até formulários de contato e páginas iniciais. O conteúdo deve ser adaptado ao público-alvo e deve ser escrito de forma a apelar aos seus interesses. É importante garantir que o conteúdo seja envolvente, mas sucinto – parágrafos longos são desanimadores para os leitores e para os mecanismos de pesquisa.

O conteúdo também deve incluir palavras-chave relevantes para o que os usuários podem digitar em um mecanismo de pesquisa ao procurar um serviço ou produto relacionado; isso ajudará a melhorar a classificação do site nas SERPs (páginas de resultados do mecanismo de pesquisa). Pesquisar as tendências atuais do setor também pode ajudar a informar quais palavras seriam benéficas para incluir no conteúdo. Por fim, as imagens devem ser obtidas e adicionadas ao lado do texto, que deve seguir as regras de direitos autorais.

Otimização para mecanismos de pesquisa

A otimização para mecanismos de busca é uma parte importante do processo de planejamento de um site. A otimização do mecanismo de pesquisa (SEO) envolve garantir que seu site, conteúdo e links sejam otimizados para classificar o mais alto possível nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs). O SEO usa uma variedade de técnicas, como pesquisa de palavras-chave, criação de links e otimização na página para ajudar a atrair mais visitantes ao seu site.

Para otimizar de forma eficaz, você precisa considerar fatores internos e externos, incluindo experiência do usuário, meta tags e títulos, estrutura de URL, qualidade e relevância do conteúdo. Além disso, é importante entender como os diferentes mecanismos de pesquisa funcionam para que você possa adaptar suas estratégias de acordo. Por exemplo, o Google analisa a velocidade da página e o número de backlinks de outros sites ao classificar as páginas da web; enquanto o Bing leva em consideração a idade do domínio e a atividade nas redes sociais. Ao entender esses fatores, você pode criar um plano abrangente para aumentar a visibilidade nas SERPs.

Criando uma linha do tempo

Criar uma linha do tempo é uma etapa importante no processo de planejamento de um site. Ele permite que você planeje e priorize tarefas enquanto gerencia prazos. Um cronograma deve incluir todas as tarefas que precisam ser concluídas para lançar o site, juntamente com as datas de conclusão estimadas para cada tarefa. Além disso, ajuda a antecipar quaisquer problemas potenciais e ajustá-los de acordo.

Ao criar um cronograma, considere todos os aspectos do projeto e certifique-se de que ele reflita o escopo do projeto e as restrições orçamentárias. Depois que sua linha do tempo estiver concluída, divida cada tarefa em etapas acionáveis menores que possam ser rastreadas facilmente ao longo do tempo. Por fim, atualize sua linha do tempo regularmente à medida que as tarefas são concluídas ou novas são adicionadas, para que todos os envolvidos saibam o que precisa ser feito e quando deve ser feito.

Definir um orçamento

Defina um orçamento. É essencial decidir quanto dinheiro você deseja e pode investir em seu projeto antes de prosseguir. Saber quanto você pode pagar antecipadamente ajudará a garantir que suas metas sejam realistas e alcançáveis.

Ao definir seu orçamento, é importante incluir os custos de design e desenvolvimento, pois eles podem variar muito dependendo da complexidade do site. Além disso, certifique-se de levar em consideração quaisquer custos de manutenção contínuos ou inesperados, como taxas de hospedagem ou plug-ins adicionais que possam ser necessários para que o site funcione de maneira ideal ao longo do tempo. Ter uma estimativa precisa dessas despesas ajudará você a planejar adequadamente e evitar surpresas na hora de pagar as faturas.

Finalmente, pesquise quanto custam sites semelhantes para que você possa descobrir quais serviços outros profissionais oferecem em determinados preços – isso lhe dará mais informações sobre o que é razoável para o seu projeto e áreas potenciais onde você pode economizar algum dinheiro, se necessário. Resumindo, ter um orçamento bem definido desde o início é fundamental para garantir que tudo corra bem durante o processo de web design.

Conclusão

Quando se trata do processo de planejamento de um site, o rigor e a organização são essenciais. É importante considerar todos os aspectos do design, desenvolvimento e manutenção do site ao elaborar um plano para sua construção. Se feito de forma eficaz, pode ser criado um site que atenda a todas as necessidades e objetivos de seus usuários, bem como de seus criadores. Um plano forte garantirá que cada passo seja dado em ordem, com atenção a cada detalhe para que o produto final seja otimizado para o sucesso. Com consideração cuidadosa e execução cuidadosa de cada etapa ao longo do caminho, qualquer pessoa pode criar uma experiência incrível no site.

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