O SEGREDO ESTÁ NOS DETALHES
Nosso Processo
Passo 0. Definição do Projeto
Convido você para a primeira etapa. Ela é fundamental, e para realizá-la preciso de sua ajuda, pois você tem informações sobre sua empresa de que precisamos.
Identificar as razões de ter um website e o que ele deve alcançar é o primeiro passo do processo. As metas e objetivos estabelecidos no início do projeto afetarão desde a estrutura do website e convenções de nomenclatura usadas na navegação, até o design visual do mesmo.
Juntos iremos identificar os objetivos estratégicos do site, entender as principais necessidades do público e identificar os principais concorrentes. Com as informações de nossa conversa, teremos um resumo de projeto, que vai conter:
Resumo do projeto
Descreve a visão geral do projeto, o histórico da empresa, o ambiente em que a empresa existe, as pessoas que a empresa atende e o valor exclusivo que ela fornece ao seu público
Metas
Quais são duas ou três metas mensuráveis específicas que o site deve alcançar? Objetivos claros permitem que a equipe da Web se concentre no que causará mais impacto e fará a empresa avançar.
Público Alvo
Quem ajudará a empresa a atingir seus objetivos declarados? A maioria das empresas interage com clientes, partes interessadas, público interno, fornecedores, parceiros, acionistas e/ou instituições governamentais.
Concorrência
Quem são as empresas rivais que oferecem ofertas semelhantes ao seu público? Inclua uma visão geral dos sites das empresas competitivas, considerando a marca visual, mensagens, navegação, apelos à ação e principais diferenciais.
Mensagens
Quais são as principais mensagens que atraem e motivam o público-chave a se envolver com a empresa? Quais são as principais mensagens da marca que ajudam a diferenciar a empresa de seus pares?
Passo 1. Pesquisa e Produção
de Conteúdo
Um bom projeto começa com uma extensa pesquisa sobre sua empresa e seu ramo de negócios, antes de desenvolver um protótipo. De nada adianta ter um bom design mas com conteúdo fraco. O conteúdo é extremamente importante pra mostrar a identidade de sua empresa.
Passo 2. Protótipo
A arquitetura do site inclui o mapa do site e os wireframes das páginas. Os wireframes fornecem uma visão detalhada do conteúdo que aparecerá em cada página. Embora não mostrem nenhum elemento de design real, os wireframes fornecem um guia para definir a hierarquia de conteúdo na página.
Passo 3. Design
O estilo visual geral provavelmente será determinado pela marca visual da organização. Sua marca desempenha um papel importante nessa parte do processo, pois os designers desejarão transmitir visualmente as principais ideias de percepção da marca dentro do design.
Passo 4. Desenvolvimento
Com os designs aprovados, é hora de dar corpo ao design das páginas, desenvolver novos conteúdos e refinar conteúdos antigos, criar vídeos, apresentações de slides, e outras mídias que aparecerão no site, bem como começar a construir o HTML e CSS do o site.
Passo 5. Lançamento
O grande dia. O site foi testado, revisado e aprovado pelas partes interessadas do projeto e está pronto para lançar. Mas uma vez que o site é lançado, o projeto não termina — sempre espere fazer algumas alterações e ajustes.
Passo 6. Manutenção e Suporte
Os sites são entidades vivas que respiram e precisam de cuidados e manutenção constantes. Atualizar conteúdo, fazer alterações no back-end e corrigir links quebrados são tarefas diárias. Caso seja um blog, ou outro CMS, treinamento pós lançamento também é necessário.
Passo 1. Pesquisa e Produção de Conteúdo
Um bom projeto começa com uma extensa pesquisa sobre sua empresa e seu ramo de negócios, antes de desenvolver um protótipo. De nada adianta ter um bom design mas com conteúdo fraco. O conteúdo é extremamente importante pra mostrar a identidade de sua empresa.
Passo 2. Protótipo
A arquitetura do site inclui o mapa do site e os wireframes das páginas. Os wireframes fornecem uma visão detalhada do conteúdo que aparecerá em cada página. Embora não mostrem nenhum elemento de design real, os wireframes fornecem um guia para definir a hierarquia de conteúdo na página.
Passo 3. Design
O estilo visual geral provavelmente será determinado pela marca visual da organização. Sua marca desempenha um papel importante nessa parte do processo, pois os designers desejarão transmitir visualmente as principais ideias de percepção da marca dentro do design.
Passo 4. Desenvolvimento
Com os designs aprovados, é hora de dar corpo ao design das páginas, desenvolver novos conteúdos e refinar conteúdos antigos, criar vídeos, apresentações de slides, e outras mídias que aparecerão no site, bem como começar a construir o HTML e CSS do o site.
Passo 5. Lançamento
O grande dia. O site foi testado, revisado e aprovado pelas partes interessadas do projeto e está pronto para lançar. Mas uma vez que o site é lançado, o projeto não termina — sempre espere fazer algumas alterações e ajustes.
Passo 6. Manutenção e Suporte
Os sites são entidades vivas que respiram e precisam de cuidados e manutenção constantes. Atualizar conteúdo, fazer alterações no back-end e corrigir links quebrados são tarefas diárias. Caso seja um blog, ou outro CMS, treinamento pós lançamento também é necessário.
Passo 1. Pesquisa e Produção de Conteúdo
Um bom projeto começa com uma extensa pesquisa sobre sua empresa e seu ramo de negócios, antes de desenvolver um protótipo. De nada adianta ter um bom design mas com conteúdo fraco. O conteúdo é extremamente importante para mostrar a identidade de sua empresa.
Passo 2. Protótipo
A arquitetura do site inclui o mapa do site e os wireframes das páginas. Os wireframes fornecem uma visão detalhada do conteúdo que aparecerá em cada página. Embora não mostrem nenhum elemento de design real, os wireframes fornecem um guia para definir a hierarquia de conteúdo na página..
Passo 3. Design
O estilo visual geral provavelmente será determinado pela marca visual da organização. Sua marca desempenha um papel importante nessa parte do processo, pois os designers desejarão transmitir visualmente as principais ideias de percepção da marca dentro do design.
Passo 4. Desenvolvimento
Com os designs aprovados, é hora de dar corpo ao design das páginas, desenvolver novos conteúdos e refinar conteúdos antigos, criar vídeos, apresentações de slides, e outras mídias que aparecerão no site, bem como começar a construir o HTML e CSS do o site.
Passo 5. Lançamento
O grande dia. O site foi testado, revisado e aprovado pelas partes interessadas do projeto e está pronto para lançar. Mas uma vez que o site é lançado, o projeto não termina — sempre espere fazer algumas alterações e ajustes.
Passo 6. Manutenção e Suporte
Os sites são entidades vivas que respiram e precisam de cuidados e manutenção constantes. Atualizar conteúdo, fazer alterações no back-end e corrigir links quebrados são tarefas diárias. Caso seja um blog, ou outro CMS, treinamento pós lançamento também é necessário.